Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sancionada e em vigência desde setembro, muitas nomenclaturas como ANPD e DPO entram para o dia a dia dos negócios, não apenas como termos, mas como preocupação para adequação legal. A LGPD brasileira tem em seu texto a exigência de um encarregado de proteção de dados, o Data Protection Officer (mais conhecido pela sigla DPO).
Na 42ª Talk Introduce Mauricio Gimenes, diretor comercial da Introduce, e George Silverio da Silva, chairman da BoxGroup trazem como assunto as responsabilidades e desafios da nova função aos profissionais no mercado brasileiro, respondendo a alguns questionamentos como: o que é um DPO? Qual o perfil e as funções de um DPO? Como proteger suas plataformas de colaboração? As vantagens de ter um DPO e mais. Venha conosco!
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Principais Insights
Os dados são o novo petróleo. – Mauricio
A LGPD foi criada para os cidadãos, mas ela impacta as empresas porque as empresas precisam dos dados dos cidadãos para trabalhar. – George
É uma questão de respeito para com o seu cliente você tratar bem os dados pessoais dele. – George
60% da LGPD é parecida ou está presente no Código de Defesa do Consumidor. – George
Não adianta TI puxar o processo de adequação à LGPD sozinho, não adianta Jurídico puxar isso sozinho, não adianta a área de Compliance puxar isso sozinho se não tiver o apoio e o envolvimento da alta direção, não funciona. – George
DPO vai além de ser o encarregado dos dados e ter uma certificação. Existem pontos estratégicos para construir essa carreira. – Mauricio
Também existe como ser tratado em uma óptica de que vazamento de dados é um dado compartilhado com pessoas que não têm o devido direito ou não têm privilégio sobre aquele dado. – Mauricio
Segundo a Lei, o DPO é o encarregado de dados. Ele pode ser uma pessoa física ou jurídica que é a pessoa tem que se expor representando uma ou mais empresas. – George
Características da LGPD
- Transversal: pessoas jurídicas de direito público e privado;
- Multissetorial: empresas de pequeno a grande porte;
- Extraterritorial: aplicabilidade fora do território nacional;
- Principiológica: bases legais de aplicação.
Características do DPO
O DPO tem que ser uma pessoa que:
- Tenha um perfil de relações públicas
- Tenha um bom conhecimento sobre a lei
- Tenha conhecimento em relação à privacidade de dados
- Conheça muito bem o negócio que está representando
- Tenha conhecimento em relação a compliance.
Processo de escolha de um DPO
- Análise do vínculo dos candidatos com a empresa;
- Análise dos candidatos com base nas características de um DPO;
- Identificar gaps de conhecimento nos candidatos;
- Selecionar os candidatos/o candidato mais apto e encaminhar para aprovação pela alta direção;
- Preencher os gaps de conhecimento do DPO selecionado;
- Munir o DPO com ferramentas;
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No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da LGPD para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A LGPD é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.
Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a LGPD na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para LGPD. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.
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