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Introduce Talk: Por dentro dos Centros de Serviços Compartilhados

Há uma pressão para entregar mais com menos recursos nas organizações, principalmente no contexto dinâmico da era digital. Nesse sentido um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode ajudar a alcançar o objetivo de tornar a redução de custos uma realidade.

Na 43ª Talk Introduce (29/10 às 19h) CEO Esdras Moreira e consultor Fernando Weege, ambos da Introduce, abordarão a temática “CSC: por dentro dos Centros de Serviços Compartilhados” em: o que é um CSC, como funciona, quais as vantagens de ter um, como implantar um CSC e mais.

https://www.youtube.com/watch?v=wt7r1MD4CXM

Principais Insights

O CSC vem linkado com metodologias como ITIL ou COBIT, ele vem sendo puxado pelo Help Desk de TI. – Weege

Help Desk sempre foi orientado para trabalhar com tecnologia da informação, com suporte à usuários de tecnologia. Diferentemente o centro de serviços compartilhados atende a empresa como um todo, não somente é área de tecnologia. – Weege

O CSC é uma estrutura criada para atuar na prestação de serviços para a unidade de negócio da própria organização ou mesmo prestar serviços a outras empresas. – Weege

Normalmente, os setores que podem ser convertidos a CSC são os mais operacionais, tal como Financeiro, TI, Marketing, Compras, etc. – Weege

Os serviços entregues pelos CSC São sim padronizados e estruturados para atender demandas específicas daqueles clientes. – Weege

Quando eu padronizo e estruturo uma entrega, eu consigo entregar mais rápido e com menor custo. – Weege

Um squad é um grupo de pessoas com o mesmo sentimento de entrega, com as expertises bem alinhadas e em busca de um objetivo único. – Weege

O que queremos é que essas demandas descentralizadas cheguem em um ponto único de contato. – Weege

Quais são as pessoas que eu tenho que podem realmente fazer as entregas com qualidade? – Weege

Como é que eu vou personalizar um serviço se eu não consigo mensurar o que foi realizado, a entrega efetiva e se houve a satisfação daquele colaborador? – Weege

Independente se o serviço é interno ou se o serviço é prestado por empresa terceira, o DNA da tua empresa tem que estar ali, pois os clientes são seus. – Weege

Se aquele recurso que eu tenho distante ficar indisponível por alguma razão, eu perdi a atividade. Já quando eu falo em CSC, eu tenho um squad com os mesmos estilos, com a mesma expertise, falando a mesma língua. Então, se um te atende, o outro vai atender igual. – Weege

Missão dada é missão cumprida e quem dá o recurso, também dá os meios. – Weege

Benefícios de um CSC

  • Redução de custos;
  • Realocação de colaboradores entre os setores com os devidos skills sendo identificados e utilizados ao máximo;
  • Distribuição de custos igualitária;
  • Identificação da real utilização de cada serviço prestado;
  • CSC se torna o ponto de contato único com usuários e clientes;
  • Facilita a comunicação e o acesso aos serviços disponibilizados;
  • Possibilidade de personalização dos serviços;
  • Padronização de serviços;
  • Fluxos de processos e procedimentos operacionais padrão são institucionalizados;
  • Aumento da qualidade dos serviços prestados;
  • Suporte estratégico para tomadas de decisão mais rápidas e alinhadas ao core business da organização;
  • Base de conhecimentos organizacional atualizada e consolidada;

Implementando um CSC

  1. Mapeamento dos processos da empresa;
  2. Construção de um catálogo de serviços;
  3. Realização de uma operação piloto;

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