Quão eficiente é a gestão financeira e de fornecedores de seu negócio?
Será que todos os seus processos operacionais precisam mesmo ser gerenciados internamente?
O outsourcing, ou, terceirização de fornecedores pode ser um grande aliado nos negócios auxiliando a reduzir custos, acelerar processos e permitir que os times foquem em novos projetos, produtos e ideias.
Importantes questões tal como essas e métricas CAPEX e OPEX são tema de nossa 17ª Talk Introduce com nosso CEO Esdras Moreira e nosso consultor Fernando Weege.
Confira!
Acompanhe também a Talk Introduce #16 sobre Automação de Processos
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Principais Insights
Outsourcing: terceirização de serviços
“O meu vínculo não é com a pessoa que vai prestar o serviço, mas com a empresa que ela representa. É uma relação de negócios.” – Fernando Weege
“Eu não estou enxergando as camadas mais baixas. Eu estou enxergando a entrega do serviço.” – Fernando Weege
“Quanto custa para ter especialistas na empresa?” – Fernando Weege
“Onde eu posso fazer um uso compartilhado do recurso que tenho?” – Fernando Weege
NDA (Acordo de não-divulgação): contrato de confidencialidade entre empresas, não divulgação da informação
“Não posso fechar os olhos e achar que o barato é o melhor. O barato sai caro. Bons profissionais que irão entregar serviços qualificados têm seu custo.” – Fernando Weege
“Quando a empresa (terceirizada) está alinhada ao DNA (da empresa contratante) ela consegue entregar mais” – Esdras Moreira
“É preciso saber o que sua empresa realmente precisa para contratar um fornecedor.” – Fernando Weege
“Se nós não temos expertise, precisamos buscar alguém que realmente tenha e possa entregar algo de valor, que possa agregar para a organização.” – Fernando Weege
“É preciso ter critérios para trazer o fornecedor mais aderente ao que você precisa. ” – Fernando Weege
“Se em algum momento você tiver que rever o contrato, é sinal de que a relação entre as partes não está boa.” – Fernando Weege
Vantagens
- Contrata o serviço e não a pessoa
- Libera recursos humanos internos para atividades fim
- Desvincula encargos trabalhistas
- Rápida inovação tecnológica e de processos
- Acesso a especialistas com custo reduzido
- Compartilhamento de riscos
- Efetivo SLA contratual acordado entre as partes
- Possibilidade de renegociação de contratos
As Desvantagens (Contras)
- Perda de Confidencialidade
- Conflitos de interesses (Presta serviços a concorrentes)
- Dependência excessiva do fornecedor
- Menor alinhamento com o DNA da empresa
A Gestão de Fornecedores
- Estabelecer relacionamentos e responsabilidades bilaterais com provedores externos de serviços qualificados.
- Monitorar a entrega dos serviços e verificação do cumprimento dos acordos.
- Garantir a satisfação mútua em relacionamentos com terceiros.
- Maximizar a transparência e entendimento de custos, benefícios, estratégias e políticas.
A Gestão de Contratos
- Proteção de ambas as partes interessadas
- Claramente entendido pelas partes
- Aditivos e adendos atualizados
Compra do outsourcing
- Quando não há expertise dentro da empresa
- Quando busca redução de custos operacionais e trabalhistas
- Quando busca rápida inovação
Realização de outsourcing
- Quando tenho mão de obra ociosa
- Quando possui expertise e know-how
- Quando conhece as atividades
Quer saber mais sobre outsourcing e como adotá-lo pode transformar sua empresa? Confira mais informações em nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre BPO”