Insights para sua Transformação Digital

TI – #17 traz o tema “Como o outsourcing pode ser um aliado ao lucro dos negócios”

Quão eficiente é a gestão financeira e de fornecedores de seu negócio?

Será que todos os seus processos operacionais precisam mesmo ser gerenciados internamente?

O outsourcing, ou, terceirização de fornecedores pode ser um grande aliado nos negócios auxiliando a reduzir custos, acelerar processos e permitir que os times foquem em novos projetos, produtos e ideias.

Importantes questões tal como essas e métricas CAPEX e OPEX são tema de nossa 17ª Talk Introduce com nosso CEO Esdras Moreira e nosso consultor Fernando Weege.
Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=c69Eug0zF2s

Acompanhe também a Talk Introduce #16 sobre Automação de Processos

Conecte-se com a gente e acompanhe as próximas edições da Talk Introduce

Principais Insights

Outsourcing: terceirização de serviços

“O meu vínculo não é com a pessoa que vai prestar o serviço, mas com a empresa que ela representa. É uma relação de negócios.” – Fernando Weege

“Eu não estou enxergando as camadas mais baixas. Eu estou enxergando a entrega do serviço.” – Fernando Weege

“Quanto custa para ter especialistas na empresa?” – Fernando Weege

“Onde eu posso fazer um uso compartilhado do recurso que tenho?” – Fernando Weege

NDA (Acordo de não-divulgação): contrato de confidencialidade entre empresas, não divulgação da informação

“Não posso fechar os olhos e achar que o barato é o melhor. O barato sai caro. Bons profissionais que irão entregar serviços qualificados têm seu custo.” – Fernando Weege

“Quando a empresa (terceirizada) está alinhada ao DNA (da empresa contratante) ela consegue entregar mais” – Esdras Moreira

“É preciso saber o que sua empresa realmente precisa para contratar um fornecedor.” – Fernando Weege

“Se nós não temos expertise, precisamos buscar alguém que realmente tenha e possa entregar algo de valor, que possa agregar para a organização.” – Fernando Weege

“É preciso ter critérios para trazer o fornecedor mais aderente ao que você precisa. ” – Fernando Weege

“Se em algum momento você tiver que rever o contrato, é sinal de que a relação entre as partes não está boa.” – Fernando Weege

Vantagens

  • Contrata o serviço e não a pessoa
  • Libera recursos humanos internos para atividades fim
  • Desvincula encargos trabalhistas
  • Rápida inovação tecnológica e de processos
  • Acesso a especialistas com custo reduzido
  • Compartilhamento de riscos
  • Efetivo SLA contratual acordado entre as partes
  • Possibilidade de renegociação de contratos

As Desvantagens (Contras)

  • Perda de Confidencialidade
  • Conflitos de interesses (Presta serviços a concorrentes)
  • Dependência excessiva do fornecedor
  • Menor alinhamento com o DNA da empresa

A Gestão de Fornecedores

  • Estabelecer relacionamentos e responsabilidades bilaterais com provedores externos de serviços qualificados.
  • Monitorar a entrega dos serviços e verificação do cumprimento dos acordos.
  • Garantir a satisfação mútua em relacionamentos com terceiros.
  • Maximizar a transparência e entendimento de custos, benefícios, estratégias e políticas.

A Gestão de Contratos

  • Proteção de ambas as partes interessadas
  • Claramente entendido pelas partes
  • Aditivos e adendos atualizados

Compra do outsourcing

  • Quando não há expertise dentro da empresa
  • Quando busca redução de custos operacionais e trabalhistas
  • Quando busca rápida inovação

Realização de outsourcing

  • Quando tenho mão de obra ociosa
  • Quando possui expertise e know-how
  • Quando conhece as atividades

Quer saber mais sobre outsourcing e como adotá-lo pode transformar sua empresa? Confira mais informações em nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre BPO”

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