Insights para sua Transformação Digital

Você sabe quais arquivos que sua equipe está compartilhando?

Desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (DLP) entrou em vigor, há três anos, ele teve um grande impacto não apenas sobre como as empresas coletam e usam os dados em seus arquivos, mas também como os protegem. A segurança cibernética se tornou uma prioridade, pois o GDPR responsabiliza as empresas por manter as informações pessoais dos consumidores seguras.

A partir disso, as preocupações com a coleta das informações aumentou, principalmente porque os criminosos virtuais estão cada dia mais sofisticados e ousados na hora de invadir sistemas. Para isso, se utilizam de procedimentos de engenharia social (como a criação de malwares) para instalação de vírus e furto das informações de empresas e colaboradores.

Além do mais, a necessidade de mudança para o trabalho remoto provocada pelo COVID-19 tornou a segurança dos dados em uma atividade mais desafiadora. Os funcionários controlam os dados mais confidenciais de uma empresa, mas nem sempre conseguem manter práticas seguras de dados enquanto trabalham em casa. Isso porque os computadores pessoais nem sempre possuem os elementos de segurança necessários para proteger informações corporativas.

Muitas empresas utilizam apenas antivírus para se manterem seguras, mas a verdade é que nem sempre essa solução é, de fato, 100% efetiva. Para garantir mais segurança, hoje já é adicionado a alguns antivírus o módulo de DLP — Data Loss Prevention, ou, em tradução literal, Prevenção a Perda de Dados.

O DLP é um sistema que tem como objetivo corrigir a vulnerabilidade de um programa ou sistema e prevenir que qualquer problema grave ocorra, impedindo que você perca dados importantes para o seu negócio. 

Ele também é uma dos itens essenciais para empresas em processo de adequação às leis de proteção de dados como a LGPD do Brasil e GDPR da União Europeia. Afinal, ambas as legislações preveem sanções para casos de perda e vazamentos de dados pessoais que causem prejuízos à clientes da empresa.

Qual a importância do DLP para a segurança de seus dados?

Trabalhar remotamente, especialmente para organizações sem planos sólidos de trabalhos home office em vigor, significa que os dados se tornarão mais vulneráveis. Pessoas de fora mal-intencionadas provavelmente tirarão vantagem do caos que leva a um aumento nos ataques externos. Os funcionários, livres das políticas restritivas das redes da empresa, também podem afrouxar suas práticas de segurança e colocar em risco os dados que levam para casa.

Ferramentas como soluções de prevenção de perda de dados (DLP) aplicadas no nível de endpoint podem oferecer suporte à conformidade remota por meio de seu foco em categorias especiais de dados protegidos pela legislação de proteção de dados, em oposição aos dispositivos gerais nos quais os dados são armazenados. 

Ao aplicar políticas diretamente a dados confidenciais, as ferramentas de DLP ajudam as empresas a monitorar e controlar a transferência e o uso de informações pessoais remotamente, garantindo que não sejam enviadas para fora da empresa ou carregadas para serviços de terceiros não autorizados.

Em geral, os sistemas DLP fornecem uma ampla gama de recursos para proteger informações confidenciais de vazamentos durante o modo de trabalho remoto. 

Quais são as principais soluções DLP?

Existem diversas soluções DLP disponíveis, que podem ser implementadas em qualquer empresa. Conheça a seguir algumas delas.

Network DLP

Disponibilizada em plataformas de hardware ou software, a Network DLP consegue integrar pontos de saída de informações da rede de sua empresa realizando um monitoramento ativo e online de todo tráfego da rede, fazendo o filtro com base nas políticas criadas dentro da solução evitando a saída indesejada dos arquivos que você citou confidencialmente na configuração do DLP.

Storage DLP

A Storage DLP permite que você visualize arquivos sigilosos que foram armazenados ou até mesmo compartilhados por qualquer pessoa que tenha acesso à sua rede. Através disso, é possível saber quais arquivos sua equipe está armazenando ou compartilhando e por quais meios essas ações estão acontecendo. 

Endpoint DLP

Os Endpoint DLP são os famosos pendrives, que possibilitam backups, arquivamento de dados importantes em um único lugar.

É importante fazer o controle desses dados. Se você acha que não precisa bloquear, que tal monitorar e ter conhecimento de que dados estão indo para esses pendrives?

Quais são as vantagens de um antivírus com DLP?

As soluções DPL conseguem diminuir os custos em segurança e aumentar o monitoramento em tempo real. Quando agregadas ao antivírus também permitem uma cobertura mais ampla de todos os tipos de arquivos, dispositivos e aplicativos, melhorando assim o campo de proteção de toda a sua empresa. 

Essas soluções melhoram a visibilidade de seu antivírus, protegem informações, tanto dentro quanto fora da rede, identificam todos os dados sensíveis e detectam malwares que podem estar tentando roubar informações, diminuindo, assim, os comportamentos de risco.

O uso dessa tecnologia define as políticas de segurança de todas as áreas de sua corporação, reduz a proliferação de informações nos datacenters, escritórios compartilhados ou remotos, e nos dispositivos pessoais dos funcionários. Dessa maneira, é possível identificar com mais facilidade processos falhos que envolvam dados confidenciais. 

Os antivírus com DLP ainda monitoram e protegem todo o conteúdo sigiloso enviados a sites públicos. Alguns desses softwares permitem também a integração com SOX (Srabanes-Oxley) e PCI (PaymentCard Industry).

O DLP é essencial para empresas que buscam ter mais segurança em suas operações e estar em conformidade com as novas legislações de proteção de dados. Junto a uma Política de Segurança da Informação bem estruturada e um Plano Diretor de TI, o DLP pode agregar muito mais compliance às operações e garantir a proteção dos dados, que são os ativos mais valiosos de uma organização.

Contate nossos especialistas através do WhatsApp e encontre a melhor solução de segurança para seu negócio! Gosto do nosso artigo de hoje? Leia também sobre a LGPD na prática: conheça as primeiras sanções com base na Lei.

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: