Insights para sua Transformação Digital

Quanto as empresas tem investido em Tecnologia da Informação (TI)?

A nova era digital exige cada vez mais adaptação por parte das empresas, indústrias, entidades burocráticas e governamentais, que devem buscar estar sintonizados não apenas com as tecnologias, mas com os novos cidadãos e consumidores digitais através dos investimentos. 

Para isso, é necessário que haja o devido investimento em infraestrutura, segurança e capital humano no setor que lidera a adequação digital das empresas: o setor de TI.

Segundo o Vice-Presidente da IDC América Latina, Ricardo Villate, o Brasil deverá investir R$ 20 bilhões em Tecnologia da Informação e R$ 17,2 bilhões em serviços de Telecomunicações no ano de 2020.

Mercado de TIC deve crescer 4,9% no Brasil em 2020, segundo a IDC Brasil

E sua empresa, como planeja investir no setor de TI para 2022?

Por que investir em TI?

O setor de TI, embora tenha ganhado muito espaço dentro das empresas nos últimos tempos, ainda é colocado como um setor de apoio ao negócio, recebendo menos investimento e poder de decisão.

De acordo com estudo realizado pela  Fundação Getúlio Vargas, empresas brasileiras de médio e grande porte gastam, aproximadamente, 7,7% do faturamento líquido em tecnologia. O número ainda é pequeno mas já denota um avanço em relação aos três anos passados em que se manteve estagnado na casa dos 7,6%

Esse cenário de estagnação e lento crescimento de investimentos, no entanto, pode ser perigoso, pois conforme pesquisa realizada pela Harvey Nash e KPMG com 3.645 CIOs e líderes de tecnologia ao redor do globo, empresas que não envolvem a TI na tomada de decisões relevantes à empresa têm 41% menos probabilidade de serem consideradas eficazes na construção de confiança com seus clientes e 12% maior chance de terem sido alvo de ataques cibernéticos de grandes proporções entre 2017 e 2019, e esses números aumentam em 2020 e 2021.

Ou seja, a falta de investimentos adequados em TI, além de afetar a reputação da empresa perante os clientes, também pode acarretar em perdas de recursos em caso de vazamentos de dados ou falhas em sua segurança digital, colocando a empresa no risco iminente de também ser punida segundo as legislações de proteção de dados GDPR e LGPD.

Em termos de crescimento, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cada 1% de aumento na proporção dos investimentos em tecnologia, o lucro das empresas em um período de dois anos aumenta em 7%.

Além disso, com tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada emergindo nos mais diversos setores dentro da organização – cerca de 70% das organizações experimentarão tecnologias imersivas até 2022, conforme o Gartner – e sendo cada vez mais adotadas e amadas pelos consumidores digitais – o Gartner estima que até 2020 cerca de 100 milhões de consumidores farão compras em ambientes de RA  – os investimentos na área que coordena e possibilita a utilização delas são imprescindíveis. 

O planejamento nas empresas deve ser sempre o primeiro passo

Entendendo a importância de se investir na área de TI, também é preciso analisar e planejar seus investimentos para evitar a perda de recursos ao empregá-los erroneamente em operações e processos que não solucionam problemas existentes. 

O Planejamento Estratégico em TI é uma forma de alinhar as abordagens da governança de TI (liderança, estruturas organizacionais e os processos que garantem a TI como forma de sustentar e melhorar a estratégia da organização) e os objetivos do negócio. Assim, as áreas da empresa colaboram entre si buscando vantagens competitivas, redução de custos e otimização de processos utilizando recursos computacionais, prezando sempre pela melhor alocação dos investimentos para que isso aconteça.

Em suma, empresas que investem em tecnologia têm maiores chances de se sobressair e engajar seus clientes no contexto da nova era digital, além de serem menos propensas a falhas de segurança que podem comprometer recursos e a imagem da empresa.

Venha investir em TI com a gente! A Introduce possui 7 anos de expertise em segurança digital e planejamento estratégico de TI  e trabalha com soluções de parceiros globais para fazer o seu negócio crescer. Contate nossos especialistas e faça o planejamento dos seus investimentos de TI para 2020. 

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: