Insights para sua Transformação Digital

Principais desafios para líderes de tecnologia em 2021

Como a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios, os CTOs e CIOs podem agregar mais valor aos negócios do que nunca. Mas há um aumento na demanda por TI, serviços como transformação em nuvem, análise de dados, inteligência aplicada, inovação de aplicativos, um facilitador estratégico para a transformação digital, bem como plataformas de experiência digital.

 

 

Os líderes de TI estão, portanto, sob tremenda pressão para garantir que seus sistemas funcionem perfeitamente, escalem sob demanda e resistam às crescentes demandas regulatórias e às ameaças à segurança cada vez mais intensas.

 

 

Em 2021, os CTOs e CIOs enfrentam mais desafios do que nunca, e reunimos os seis principais desafios que eles enfrentarão no próximo ano. Continue a leitura para saber mais.

 

 

Respondendo ao home office

 

 

Seria impossível escrever sobre os desafios para os CTOs em 2021 sem discutir como a pandemia de coronavírus que se espalhou pelo mundo.

 

 

Com países inteiros dentro e fora do bloqueio e das viagens restritas, as organizações em todo o mundo se esforçaram para enfrentar o novo desafio de colocar toda a sua força de trabalho online e habilitar os recursos de trabalho em casa.

 

 

Para os líderes de TI, isso representa vários desafios: dimensionamento da capacidade e acessibilidade da nuvem, treinamento virtual em acesso remoto para todos os funcionários (especialmente os menos experientes em tecnologia), maior uso de VPNs para lidar com riscos de segurança, criação de novos aplicativos para atender a novos desafios e mais.

 

 

A pandemia global colocou à prova o plano de preparação para emergências de todas as organizações, e a TI está no centro do palco.

 

 

Lidando com as ameaças de segurança em crescimento

 

 

À medida que a tecnologia avança, também avançam os métodos de explorá-la por motivos nefastos. Hackers existem, mas nos últimos anos suas táticas evoluíram e não mostram sinais de desaceleração.

 

 

Em 2021, dois dos maiores desafios de segurança que os CTOs enfrentarão são phishing e ransomware. Embora o phishing não seja uma nova tática de hacking, a forma como ele é executado evoluiu.

 

 

Os golpistas agora usam SMS e chamadas telefônicas para se passar por fontes confiáveis ​​e induzir os consumidores a divulgar informações confidenciais. Para combater isso, os líderes de TI devem repensar seu gerenciamento de credenciais e promover um forte senso de consciência de segurança em toda a organização.

 

 

Os ataques de ransomware contra empresas estão aumentando, e parte do motivo é que eles funcionam. Uma pesquisa recente descobriu que 70% das vítimas de ataques de ransomware em nível empresarial pagam o resgate em vez de correr o risco de perder seus arquivos essenciais.

 

 

Em 2021, os CTOs e os líderes de TI devem estar prontos com um plano proativo e estratégico para combater o ransomware para proteger materiais confidenciais e economizar dezenas de milhares de dólares para sua empresa.

 

 

Aumento do investimento em Cloud Computing

 

 

O crescimento de dados fora do data center é uma nova realidade para a maioria das organizações. Atualmente, enormes quantidades de dados estão sendo geradas de filiais remotas, dispositivos móveis e dispositivos inteligentes IoT.

 

 

Em 2025, o Gartner estima que 75% dos dados corporativos serão gerados e utilizados fora do data center. A necessidade de implantar capacidade de computação e recursos de armazenamento na extremidade da rede representará um grande desafio para CTOs e CIOs em 2021 e além.

 

 

Integração de programas SaaS com conteinerização

 

 

A ascensão da nuvem mudou fundamentalmente a forma como as empresas usam o software, com a maioria das organizações correndo para adotar uma série de soluções SaaS que atendem a funcionalidades específicas.

 

 

Com tantos aplicativos diferentes, criar uma solução coesa por meio da integração está no topo da lista de prioridades para todos os CTOs e CIOs.

 

 

2021 gerou um aumento na adoção de contêineres para simplificar o processo de desenvolvimento, envio e implantação de soluções SaaS. A 451 Research projeta que o tamanho do mercado de tecnologias de contêineres de aplicativos chegará a US $ 4,3 bilhões até 2022 e, neste ano, mais empresas verão os contêineres como uma parte fundamental de sua estratégia de TI.

 

 

Manter a privacidade e governança de dados

 

 

Embora os dados possam ser uma fonte incrível de insights úteis, o risco de lidar com eles de maneira inadequada pode torná-los uma carga tóxica que expõe sua organização a penalidades, multas ou pior.

 

 

Em 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que geralmente é vista como a versão brasileira do GDPR, entrou em vigor, e muitos outros países provavelmente seguirão o exemplo.

 

 

Regulamentações rígidas de privacidade de dados estão rapidamente se tornando a norma, tornando a segurança e governança de dados um dos desafios mais urgentes para os líderes de TI. Portanto, torna-se indispensável que você aprenda a liderar o novo normal.

 

 

Um domínio em que isso é particularmente desafiador é o uso de aplicativos de autoatendimento de terceiros. Os líderes de TI precisam manter contato constante com todos os departamentos de sua organização para garantir a supervisão sobre quais aplicativos estão sendo usados ​​com dados confidenciais de clientes.

 

 

Em 2021, os CIOs precisam aprender como equilibrar a necessidade de aplicativos de autoatendimento de fácil acesso com governança e proteção de dados adequadas.

 

 

Prover uma experiência digital perfeita

 

 

A experiência digital do cliente é o novo campo de batalha para se manter competitivo, e a responsabilidade de entregar uma experiência de usuário perfeita recai diretamente sobre os líderes de TI.

 

 

Como diz James Harvey, CTO da Cisco AppDynamics, “nosso uso de serviços e aplicativos digitais evoluiu para se tornar uma extensão inconsciente do comportamento humano e, por sua vez, as expectativas do consumidor sobre o desempenho dos aplicativos e serviços digitais dispararam.

 

 

Considerações Finais

 

 

Atualmente, os clientes são menos tolerantes e muito menos indulgentes com os problemas com serviços digitais, e a Microsoft relata que 96% dos clientes baseiam sua lealdade em uma experiência positiva do cliente.

 

 

Em 2021, o lançamento altamente antecipado de 5G só levará ao aumento das expectativas do cliente, à medida que experiências de maior qualidade e velocidades de download mais rápidas se tornem possíveis.

 

 

Marcas que investiram na modernização de seu atendimento e produtos usando tecnologias como IA emergirão como líderes do setor este ano.

 

 

À medida que avançamos em 2021, uma coisa é definitiva: este é um momento crucial de enormes mudanças para as empresas. Para mais notícias e percepções à medida que o ano se desenrola, certifique-se de assinar nosso boletim informativo mensal abaixo.

 

 

Saiba mais sobre nossos Serviços de Transformação Digital e conteúdo relacionado.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: