Insights para sua Transformação Digital

Por que Cloud Computing deve estar na pauta da sua empresa hoje?

É surpreendente como a tecnologia evolui rapidamente em pouquíssimo tempo. Antes da computação em nuvem, as pessoas executavam aplicativos ou programas a partir de programação em um PC físico ou servidor em seu prédio. 

Naquela época, muitas empresas lutavam para criar seus próprios data centers e aqueles que os tinham geralmente alocavam um número significativo de profissionais e recursos de TI. No entanto, com a crescente complexidade dos data centers e o número de profissionais de TI necessários para gerenciá-los, certamente manter a produtividade acabou se tornando um novo desafio.

O rápido desenvolvimento da tecnologia forneceu muitas soluções alternativas para muitas empresas na gestão e no desenvolvimento de seus negócios. Agora, mais e mais empresas estão começando a construir seu modelo de negócios com base na computação em nuvem, que se tornou uma nova tendência em gerenciamento de data centers, especialmente nos países do sudeste asiático. 

Assim, Cloud Computing não é apenas uma solução moderna e inovadora, mas também um modelo de negócio relativamente novo, aplicável a qualquer tipo de empresa. 

Atualmente, ainda há muita gente que pensa que o Cloud Computing é usado apenas como backup do sistema em execução, mas na verdade ele tem mais funções para as empresas. Acompanhe a leitura e confira alguns dos benefícios listados abaixo!

Custo-benefício

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a relação custo-benefício. Do ponto de vista dos negócios, esse benefício pode mudar o jogo. Conforme mencionado anteriormente, a computação em nuvem é uma tecnologia que fornece serviços para empresas sob demanda. 

Em outras palavras, você só paga pelo que usa. Isso permite que as empresas otimizem seu orçamento com mais eficiência e usem apenas os serviços de que precisam para se manterem competitivas ou para crescer e desenvolver ainda mais sua empresa. 

A computação em nuvem é um modelo baseado em assinatura, o que significa que não há custos de compra, mão de obra ou manutenção. Apenas taxas de assinatura mensal para os serviços que você está usando atualmente. 

Se você não precisa mais usar um serviço, pode simplesmente parar de pagar por ele. Os serviços em nuvem incluem software, plataformas, infraestrutura e outras necessidades de TI. 

Transformação Digital

Muitas empresas hoje se envolvem na transformação digital. Afinal, é uma das maneiras mais seguras pelas quais as empresas são capazes de se manter competitivas no mercado cheio de opçõs de hoje. No entanto, a transformação digital envolve mais do que simplesmente deixar de usar o papel. 

O fato é que a transformação digital inclui uma adoção de uma nova mentalidade, atitude e operações nas empresas. Isso significa que dentro do campo de operações a nuvem deve ser avaliada para dar escala e rápida inovação aos negócios. No entanto, muitas empresas ainda hesitam em relação a essa transformação. 

A principal razão é que esta é uma atividade cara e frequentemente complexa. Nenhuma empresa deseja o tempo de inatividade para a migração, nem quer correr o risco de uma migração inadequada que resultará em perdas pesadas. Felizmente para essas empresas, toda essa migração pode ser terceirizada com sucesso. 

Recuperação de Desastres

Não importa o tamanho, todas as empresas devem investir em recuperação de desastres duráveis, mas para empresas menores que não têm o orçamento e as habilidades necessárias, isso costuma ser mais um ideal do que a realidade. A nuvem está ajudando mais empresas a evitar esse padrão. 

De acordo com um estudo, as pequenas empresas têm duas vezes mais probabilidade do que as grandes empresas de implementar soluções de backup e recuperação baseadas em nuvem que economizam tempo, evitam grandes investimentos iniciais e acumulam experiência de terceiros como parte do negócio.

Controle de documentos

Quanto mais representantes e parceiros trabalharem juntos nos documentos, maior será a necessidade de um controle rígido dos documentos. Antes da computação em nuvem, os funcionários tinham que enviar e receber arquivos como anexos de e-mail para serem trabalhados por um cliente por vez. Em algum ponto, você acaba com uma confusão de conteúdo, formatos e títulos de arquivo em conflito, e aumenta a sua colaboração.

Competitividade

A competição industrial cada vez mais acirrada tem forçado as empresas a serem mais práticas e rápidas ao responder às mudanças no mercado. A solução flexível e personalizável de Cloud Computing pode fornecer muitas vantagens úteis para ajudar as empresas a serem mais ágeis na gestão de seus negócios.


Contate nossos especialistas através do WhatsApp e encontre a melhor solução em nuvem para seu negócio! Gosto do nosso artigo de hoje? Leia também sobre como planejar a transformação digital na sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: