Insights para sua Transformação Digital

O que eu devo saber sobre startups?

A  nova economia exige um mindset muito claro das empresas: é adaptar-se ou morrer. Como disse Gabriel Mattoso no TD Web Conference, “Antes do mundo VUCA, o grande ‘engolia’ o pequeno. Hoje, o rápido ‘engole’ os dois”.

Hoje, as corporações independentemente de tamanho, perdem para as que são mais rápidas e que buscam continuamente inovar-se e solucionar problemas que o mercado nem percebia que tinha, até começar a utilizar desses serviços.

Estamos falando das startups, organizações com características bastante particulares, que respiram mudanças e são um exemplo de não apenas permanência, mas também de crescimento em um mercado cada vez mais volátil. Mas afinal, o que exatamente são startups?

Startup: uma palavra, múltiplos significados

A palavra startup começou a ser utilizada no Brasil durante a “bolha ponto-com” ou bolha da internet que perdurou de 1996 a 2001. O termo frequentemente era atribuído a organizações em fase inicial de operação. Depois passou a designar empresas, geralmente no ramo de tecnologia, caracterizadas por baixos custos e alta escalabilidade.

Atualmente os investidores definem startup como uma empresa jovem com modelo de negócios escalável e repetível, que constantemente busca inovação e soluções para as dores do mercado no cenário de incertezas que se vive.

O principal ponto é que as startups precisam estar sempre um passo à frente de um caminho incerto para desbrava-lo, possibilitando a atuação em novo nichos emergentes de mercado, solucionando problemas dos clientes que antes passavam despercebidos.

Como funciona uma startup?

Podemos pensar a estrutura de uma startup em tópicos:

  • Cenário de incertezas: não há como saber se a ideia da empresa vai realmente se sustentar;
  • Repetição: deve ter a capacidade de entregar um mesmo produto em escala ilimitada;
  • Escalabilidade: capacidade de crescer exponencialmente sem influenciar no modelo de negócio da empresa;
  • Modelo de negócios: forma de geração de valor das startups. Se diferencia das empresas tradicionais pois estas possuem planos de negócio.

Uma premissa das startups é “falhar rápido e barato”, ou seja, há o entendimento de que falhas são inevitáveis. No entanto, a utilização de um modelo de negócios, propõe a testagem de objetivos, colocando-os à prova no mercado evitando assim o gasto desnecessário de recursos.

Esse processo se encaixa no conceito de Lean Startup, que foi criado por Eric Ries. A proposta da Lean Startup é a criação de um MPV (mínimo produto viável), como forma de verificar se o produto da startup é ou não válido, promovendo uma avaliação de possibilidades.

Tipos de startups

Como todo o negócio, as startups podem ser segmentadas de várias formas, sendo as principais por tipo de negócio ou por seus nichos de atuação no mercado.

Em relação ao modelo de negócios,temos:

  • B2B: sigla para Business to Business, ou empresa para empresa em tradução livre, são aquelas que se dedicam a vender a outras corporação ao invés de tratar diretamente com o consumidor final.
  • B2C: este modelo Business to Consumer, empresa para o consumidor, tem foco na venda de produtos ou serviços para o cliente final.
  • B2B2C: o modelo Business to Business to Consumer é um híbrido entre os modelos anteriores, ou seja, a empresa negocia com outras empresas, buscando fechar uma venda para seu consumidor final.

As startups englobam os mais diversos nichos de mercado. Porém, entre os mais comuns e citados na mídia podemos encontrar:

  • Fintechs: startups que focam no mercado financeiro;
  • HRtechs: mercado de Recursos Humanos;
  • Lawtechs: startups que atuam na área jurídica;
  • Agtechs: voltadas para o agronegócio;
  • Insurtechs: trabalham no mercado de seguros;
  • Edtechs: priorizam a área da educação.

Panorama das startups no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Startse em 2017 mostrou que cerca de 70% das startups que temos no Brasil foram fundadas entre os anos de 2016 e 2017, além disso, do número total de startups estudadas, 38% ainda se encontram em fase de validação que, segundo o estudo é a fase que consome maior caixa da organização.

Em relação a nichos de mercado e tipos de negócio, as áreas que mais se destacam são a TI, a educação e o comércio/varejo. O modelo B2B é o mais adotado, correspondendo a 34,05% das startups do país.

Outro estudo, realizado pela ABStartups em 2018 trouxe a informação de que o Brasil possui 10.200 startups, 20% a mais que o ano de 2017. Sendo que destas, 5 empresas atingiram o patamar de unicórnios, ou seja, tem valor de mercado igual ou superior a 1 bilhão de dólares. São elas: 99, PagSeguros, Nubank, Stone e Ifood, que juntas somam R$ 89 bilhões.

As pesquisas mostram que este é um ecossistema em amadurecimento no Brasil, mas que mostra um futuro muito otimista e promissor. E por falar em futuro, tem novidade a caminho. Nosso parceiro Transformação Digital, startup que, em 2019, organizou oito eventos online em temas como empreendedorismo, finanças, marketing e recursos humanos. Neste ano, projeta realizar mais 30 com o investimento de R$5 milhões que recebeu da EQI Investimentos.

A Introduce está engajada no movimento das startups, como apoiadora de Startup Weekends e com nosso time fazendo parte dos mentores dos eventos. Conecte-se com a gente.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Sua empresa não tem antivírus? Saiba que riscos ela está correndo

Sua empresa não tem antivírus? Nos dias de hoje, algumas pessoas ainda se dão ao luxo de usar computadores pessoais sem antivírus, provavelmente por não manterem absolutamente nenhum arquivo importante na máquina. Por outro lado, quando falamos do mundo corporativo, é inimaginável pensar em um cenário em que ele não seja utilizado. Achou curioso? Pois saiba que vírus de computador pode não apenas causar uma severa perda de dados para a sua empresa, mas iniciar situações que podem acarretar muitos prejuízos para o seu negócio.

Leia Mais »