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O que é RMM? Entenda e conheça as vantagens dessa ferramenta

O termo RMM vem do inglês Remote Monitoring and Management e significa Monitoramento e Gerenciamento Remotos. Como o próprio nome já diz, essa ferramenta permite que as atividades de gerenciamento e de monitoramento sejam realizadas remotamente.

As atividades de gerenciamento de tecnologia podem ser desde instalação de software até a gestão completa das atividades nos sistemas, redes ou terminais de um cliente. Enquanto isso, as atividades de monitoramento são principalmente associadas ao acompanhamento de atividades operacionais de rede, infraestrutura e avaliação da integridade de informações e equipamentos.

Os serviços de RMM servem para garantir o funcionamento correto e seguro das máquinas de uma empresa em tempo real. 

Para os provedores de serviços gerenciados (MSP), o RMM é um integrador de ferramentas indispensável, já que otimiza os serviços e aumenta a produtividade. Isso se dá principalmente pelo fato de não precisarem se deslocar de um lugar para outro para realizar as manutenções de rotina e pela agilidade nas operações. 

Conheça a seguir como funciona o RMM e as vantagens de aplicar essa tecnologia nos serviços de gerenciamento de TI.

Como funciona um RMM?

A instalação de um software RMM é feita por meio da instalação dos “agentes” (áreas de cobertura nos terminais do cliente), que serão responsáveis por informar ao MSP sobre o status e a integridade da máquina.

Se houver alguma falha na máquina que está sendo monitorada, é gerado um alerta e enviado ao MSP, com o problema já categorizado de acordo com a gravidade e o tipo, para que seja executada uma ação de reparo o mais rápido possível.

A partir dessas informações o MSP pode agir proativamente na resolução dos problemas, já que possui uma visão de todo e um acompanhamento em tempo remoto. 

Assim, os softwares RMM possuem as seguintes funcionalidades:

  • Armazenamento de informações sobre o software, hardware e redes do cliente.
  • Monitoramento simultâneo e em tempo real.
  • Criação de alertas otimizados na detecção de problemas.
  • Rastreamento de status, integridade e local dos dispositivos.
  • Manutenção e correção remotas sem interromper o usuário final.
  • Atualização e instalação de software.
  • Automatização das tarefas de gerenciamento de rotinas.
  • Fornecimento de relatórios de atividades da rede e dos dados.

Quais as vantagens de um RMM para as empresas?

Com o gerenciamento correto e boas ferramentas RMM, as operações de TI podem ser completamente transformadas, resultando em operações otimizadas em todos os sentidos, o que aumenta a eficiência, a eficácia e a produtividade do trabalho de fornecedores, que também perceberão um aumento nos lucros.

O cliente também se beneficia dessa otimização, já que, além de dispor de uma assistência contínua, o que gera mais fluidez nas atividades, pode concentrar esforços em outros propósitos essenciais da empresa, enquanto os MSPs cuidam da manutenção de seus sistemas e terminais.

Em síntese, os softwares RMM, oferecem as seguintes vantagens:

Diminuição do tempo de inatividade

Com os serviços de RMM, as empresas podem contar com um monitoramento contínuo, ou seja, 24h por dia, todos os dias da semana. Assim, as quedas e inconsistências nos sistemas podem ser rapidamente previstas e resolvidas, sem gerar prejuízos para o cliente.

Segurança

O RMM possui o controle de todos os dados da empresa, desde os mais comuns aos mais sigilosos, os quais devem ser mantidos em segurança. Perdas ou roubo de dados, bem como outros problemas de segurança podem prejudicar a empresa em vários aspectos.

Por isso, o RMM é uma garantia de que ameaças e problemas sejam interrompidos imediatamente, fazendo com que a empresa não perca dados, clientes, reputação e ganhos financeiros.

Redução de custos

Os custos para se manter os sistemas de uma empresa e uma equipe de manutenção podem ser altos. Mas com um RMM a empresa e os MSPs reduzem custos, já que investem mais na prevenção do que na reparação dos problemas e podem contar com uma equipe com vários profissionais de TI espalhados pelo país ou pelo mundo, o que não gera despesas de deslocamento.

Além disso, o acordo de pagamento para a instalação e manutenção dos softwares é feito com valores fixos ao final de cada período, o que implica menos surpresas para as empresas clientes e mais renda fixa para os MSPs.

Automação de processos e rotinas de prevenção

A simplificação e automação dos fluxos de trabalho desafogam os profissionais de TI de tarefas manuais de rotina, como patching, varreduras de rede, implantação de agente, etc. Assim, os profissionais podem direcionar o foco paras as atividades mais significativas e complexas para o cliente e aumentar o suporte dos usuários e terminais.

Maior captação e retenção dos clientes

O uso de um RMM gera valor e aumenta a confiança dos clientes. Com a otimização do funcionamento de seus sistemas, gerada pelo uso e bom gerenciamento de um RMM, as empresas fidelizam suas relações com os MSPs, possibilitando não apenas o aumento da confiança, mas também um aumento no número de novas empresas clientes.

Isso porque, quanto menos problemas ou quanto mais rápido são resolvidos maior será o lucro de ambos. O usuário final também acaba desfrutando de uma melhor experiência no uso dos sistemas.

Manutenção proativa

Antecipação é a chave. Com um RMM, o suporte é mais proativo em vez de reativo, pois os provedores deixam de focar no reparo das inconsistências apenas quando aparecem, para cuidar da prevenção desses problemas. Assim, é possível detectar as falhas e inconsistências antes que se propaguem por todo o sistema e transformem a situação em algo crítico.

Produtividade

Os softwares RMM aumentam a produtividade desde o trabalho do técnico ao usuário final. Todas as vantagens de um RMM geram maior produtividade, uma vez que permitem que se faça mais (tarefas) com menos (tempo e dinheiro).

Assim, essa produtividade está diretamente relacionada à otimização das atividades, o que possibilita previsão e controle de falhas e riscos nos sistemas, a automação das operações e a fluidez no fluxo de trabalho.

Ter um software de RMM é uma solução indispensável!

O uso de um software de RMM pode ajudar a aumentar significativamente os ganhos da empresa de forma segura e eficiente, gerando uma relação de ganha-ganha entre MSPs e empresas. Ter um software não é mais uma escolha, pois o cenário atual de TI direciona as empresas, independentemente do seu tamanho, natureza e forma de atividade (remota ou presencial), a manterem sistemas com operações seguras e funcionais.  

Vivemos uma era de revolução dos dados, em que a segurança da informação precisa ser tratada como um verdadeiro tesouro, mantidas longe de todos os tipos de ameaça, pois qualquer falha ou inconsistência pode gerar atrasos e perdas em todos os sentidos para empresas, provedores e usuários finais.

Por outro lado, quando gerenciados corretamente e de forma segura, os dados são ferramentas valiosas. As tecnologias RMM, por disporem de um funcionamento remoto, acabam sendo a melhor opção para suprir as necessidades atuais das empresas.

Existem vários softwares RMM disponíveis no mercado, basta que os MSPs escolham aquele que ofereça maior suporte, e que as empresas contratantes optem por provedores que disponham de tecnologias completas e que melhor atendam às suas necessidades.

Se interessou pelo assunto e quer saber como um RMM pode funcionar no seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas a seguir.

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