Insights para sua Transformação Digital

Novo mindset digital: Transformação Digital e Nova Economia

Com o avanço dos meios de comunicação, o mundo se tornou mais interligado. Isso além de contribuir para a interdependência econômica, também foi um propulsor da mobilidade global.A conectividade foi um fator determinante para que essas e outras mudanças importantes ocorressem.

Os negócios têm se transformado, se tornando mais ágeis e inovadores com a construção de um novo mindset digital. Um exemplo disso são as startups, que crescem exponencialmente a cada ano, trazendo produtos e/ou serviços inovadores que tornam a vida dos usuários muito mais simples. Mas afinal, o que a Transformação Digital tem a ver com tudo isso?

VUCA

O advento da Internet permitiu o compartilhamento quase instantâneo de informações, a possibilidade de comunicação com diferentes culturas e a criação de um novo espaço democrático: o ciberespaço. Além disso, facilitou o aprendizado e a qualificação de profissionais e o crescimento de serviços informais, que poderiam facilmente ser oferecidos em sites da web.

Esse fenômeno de conexões por meio das tecnologias e redes e o grande fluxo de dados compartilhados tornou as situações mais imprevisíveis e a rotina mais dinâmica. Isso corresponde ao conceito do mundo V.U.C.A, criado pelo U.S Army War College. VUCA significa respectivamente:

Modernidade Líquida

Esse ambiente de caos que o V.U.C.A descreve já não mais se adapta à rigidez e racionalidade fixada de como vivemos por tanto tempo. Fato afirmado pelo sociólogo Zygmunt Bauman em sua Teoria da Modernidade Líquida.

A modernidade líquida é o mundo em caos, que assim se encontra devido ao crescente desenvolvimento técnico e a relativização do tempo e do espaço. A modernidade líquida valoriza a individualidade: todos são indivíduos particulares. Ou seja, formas de dependência coletiva causam estranhamento e as instituições sociais se tornam menos fixas e principalmente descentralizadas.

“[…] manter-se fiel à lógica da continuidade, em vez de flutuar na onda das oportunidades mutáveis e de curta duração, não constitui uma opção promissora.”(BAUMAN,2005,p.60)

6Ds do Crescimento Exponencial

Vivemos um período em que a obtenção de informações e a conectividade empoderam o indivíduo, permitindo que este tenha acesso à tecnologias e outros recursos que antes eram restritos à grandes corporações e aos governos.

Além disso, também contribuem para um compartilhamento de culturas que permite a livre expressão individual e coletiva. Ao passo que uma nova sociedade foi tomando forma com o avanço da tecnologia, novos negócios foram surgindo e grandes empresas perceberam que investir em tecnologia seria a melhor forma de garantir seu lugar no mercado.

Analisando essas mudanças, Peter Diamandis, fundador da Singularity University constatou a existência de um ciclo comum a todas as tecnologias que romperam barreiras e foram a vanguarda de seu tempo. Assim sendo, Diamandis elaborou o modelo dos 6Ds exponenciais. Simplificadamente, as etapas se dividem em:

  • Digitalização: essa etapa tem como premissa a  percepção de que tudo o que pode ser digitalizado pode se espalhar a uma velocidade abismante e se tornar disponível a qualquer pessoa de qualquer lugar no mundo.
  • Decepção: é o período que precede a digitalização, no qual o crescimento exponencial se mostra disfarçado, passando quase despercebido. Porém, nesta etapa são provocados pequenos resultados que implusionarão o crescimento exponencial.
  • Disrupção: é quando a tecnologia se torna inovadora a ponto de criar um mercado capaz de abalar outro já existente e “consolidado”.
  • Desmonetização: é a capacidade da tecnologia de tornar um serviço incrivelmente mais barato ou até mesmo gratuito.
  • Desmaterialização: passar coisas que antes eram físicas para o meio digital. Podemos citar como exemplo o GPS, a câmera fotográfica, o relógio e o gravador de voz, que atualmente são aplicativos gratuitos disponíveis para download nos smartphones.
  • Democratização: é o resultado lógico da desmaterialização, a transformação de objetos físicos em bits e sua inserção em plataformas digitais em volumes tão altos que seu preço se torna praticamente nulo.

A internet é um perfeito exemplo de tecnologia disruptiva e descentralizada, que possibilitou a concepção e o desenvolvimento de outros serviços, produtos, plataformas e tecnologias que hoje integram nossa vida e que são um exemplo de conectividade e democracia.

Onde a TD entra nessa história?

Os dois conceitos anteriores descrevem um mundo que vive de fluxos e é volátil ao extremo. Nesse sentido, as pessoas passam a buscar mais autonomia e têm ideias mais desconstruídas. Pensando dessa forma, os velhos modelos de fazer negócio e as velhas formas de comportamento se tornam obsoletas. Especialmente em se tratando da dinâmica da Nova Economia, cujo lema é: “Adapte-se ou Morra”.

Já os 6Ds, mostram que tudo começa pela disrupção e que a acessibilidade e a democracia é o que promove a valorização de novos produtos e serviços do mercado que, além de estarem sempre disponíveis, são práticos, dão poder aos usuários e são financeiramente viáveis. Isso tudo deriva de uma cultura de inovação que gera oportunidades e resultados sem prejudicar a experiência do usuário.

A Transformação Digital é a mudança de mentalidade, atitude e operações nas empresas. Ela tem como essência o protagonismo das pessoas, focando na inovação, uso de tecnologias e na experiência dos usuários. Mas, acima de tudo, a TD é uma jornada que segue o caminho da adaptação ao novo mercado e aos novos contextos sociais que se desdobram e entrelaçam a cada dia.

Como se pode ver, o V.U.C.A e a Modernidade Líquida são fundamentais para entender as dinâmicas que movem a nova economia, assim como os 6Ds que traçam diretrizes para os negócios e motivam a jornada da Transformação Digital.

E por falar em jornada, nos dias 14/06 a 16/06 aconteceu o Startup Weekend Caxias do Sul, evento que busca fomentar a transformação e o ecossistema de Startups da Serra. Estivemos colaborando com o movimento do SW, com mentorias e patrocínio. Confira como foi o evento.

1º Lugar: Best Parking
2º Lugar: Kids Up
3º Lugar: Home to Home
Menção Honrosa: Serviço Livre
Time de Organizadores

Quer saber mais sobre o tema? Conecte-se com a gente e descubra porque Transformação Digital vai muito além da tecnologia.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: