Insights para sua Transformação Digital

Mobilidade para PMEs

Muito se fala do entendimento da necessária disrupção de culturas nos cenários corporativos. E na mesma onda temos testemunhado, nesses últimos dias, o desejo coletivo de reinvenção do nosso sistemas para que o Brasil gere melhores perspectivas – e quem sabe um dia ganhe mais competitividade.

Junto aos acontecimentos mais recentes que paralisaram negócios e operações no mundo todo, chegam questões sobre o nosso preparo para a Era da Mobilidade.

Será que a empresa perderá vendas caso ninguém consiga chegar ao escritório? Seus funcionários têm acesso remoto aos e-mails e ao sistema? E o telefone, se ninguém atender, como pode impactar nas vendas?  Existe  investimento e planejamento em tecnologia para remediar essas situações? Qual é o Plano de Continuidade do Negócio?

Parte do trabalho de quem está envolvido com a gestão empresarial de uma companhia, envolve a busca por processos que tornam o ambiente corporativo mais eficaz e moderno. Nos últimos anos, esse trabalho ganhou forças graças à tecnologia, que viabilizou rotinas mais flexíveis, convergentes e conectadas à rede.

Nesse cenário da era digital, as soluções modernas de TI passaram a ser baseadas em dois princípios. O primeiro, da conectividade, envolve a manutenção de sistemas que utilizam a rede para a obtenção de informações e compartilhamento de dados. O segundo, da mobilidade, busca garantir a execução de tarefas em dispositivos móveis com capacidade semelhante à de um ambiente desktop. Estes dois princípios aplicados em conjunto trazem um enorme ganho de Mobilidade para PMEs.

Juntos, ambos os princípios permitem que empresas funcionem melhor e sejam mais competitivas. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como a mobilidade pode tornar a sua empresa mais eficaz!

Os benefícios da utilização de ferramentas que ampliem a mobilidade do seu negócio

Modelos operacionais mais flexíveis

Quando uma empresa passa a ter as suas rotinas integradas a sistemas de cloud computing e outras ferramentas que auxiliam no ganho de mobilidade, os seus modelos operacionais podem ser mais flexíveis.

A adoção de homeworking, por exemplo, será mais ágil, uma vez que profissionais poderão ter acesso aos mesmos sistemas que utilizam no escritório sem que isso comprometa a sua segurança ou a sua capacidade de trabalhar. 

Uma vez que plataformas baseadas em cloud computing, tal como Google Workspace e Microsoft 365, além de agregarem mais produtividade e colaboração nas rotinas de trabalho, permitem o acesso seguro de arquivos e sistemas em qualquer dispositivo autorizado e conectado à internet.

Redução de custos

Tecnologias de cloud computing são conhecidas pelo seu custo de contratação reduzido. Por efetuarem o rateio dos gastos com manutenção entre vários usuários, empresas do ramo conseguem diminuir os custos dos seus serviços. Dessa forma, pequenas e médias empresas conseguem o acesso às plataformas de gestão complexas sem ter que realizar grandes investimentos. 

Equipes mais integradas

Plataformas de gestão e comunicação baseadas na nuvem aumentam a integração entre profissionais que nem sempre estão no mesmo local de trabalho. Por permitir que as pessoas tenham acesso aos mesmos dados em tempo real, as operações internas passam a ter menos erros e número de tarefas repetitivas é reduzido. Assim, a empresa pode criar fluxos de trabalho com mais trocas de informações e eficiência.

Dicas para incorporar a mobilidade dentro da sua empresa

Implementação do BYOD

O BYOD é uma das principais políticas de gestão voltadas para companhias que pretendem aumentar o seu grau de mobilidade. A sigla, que significa Bring Your Own Device (Traga o Seu Próprio Aparelho, em tradução livre), é utilizada para um modelo operacional em que funcionários são incentivados a utilizar aparelhos próprios dentro do ambiente corporativo. Como consequência, a empresa passa a ser mais produtiva, possui custos com tecnologia reduzidos e os níveis de satisfação interna são ampliados.

Por outro lado, o processo de implementação do BYOD dentro de uma companhia deve ser feito por meio de um longo planejamento. Gestores devem estar atentos à necessidade de reformular políticas de segurança e privacidade. Isso será feito através da implementação de controles de acesso e ferramentas de monitoramento, que permitem a identificação precoce de vulnerabilidades e comportamentos maliciosos.

Além disso, possuir boas soluções de segurança que realizam proteção em camadas e uma boa solução de backup são úteis tanto no gerenciamento do BYOD, quanto no Plano de Continuidade de Negócios e Plano de Recuperação de Desastres.

Utilização do Google Workspace

A poderosa plataforma de aplicativos para escritório, Google Workspace permite a incorporação de vários programas essenciais para uma corporação dentro de uma ferramenta. Além de contribuir para a flexibilidade, o programa permite aos funcionários trabalhar de forma colaborativa. Ou seja, um documento pode ser editado de qualquer lugar, por qualquer funcionário que tenha acesso a ele. Além disso, essa ferramenta permite realizar videoconferências, fazer o armazenamento de diferentes tipos de documentos dentro da nuvem, tudo de forma segura e simples.

Treinamento de usuários

Mais do que permitir o uso de dispositivo próprio e adotar uma ferramenta em nuvem, é preciso treinar os usuários em relação à questões de segurança e compliance. Afinal, pouco adianta ter mobilidade se esta pode ser comprometida por um ataque ransomware, por exemplo.

Nesse sentido é importante que haja um treinamento de usuários em relação às políticas de segurança da informação da empresa, bem como ao compartilhamento e acesso à documentos. Tudo isso para evitar brechas de segurança ou descumprimento de leis como a LGPD, que está em voga desde setembro de 2020 e trata sobre a proteção dos dados pessoais de usuários. 

A flexibilidade dentro da empresa

Nos últimos anos, as empresas passaram a ter a necessidade de modelos operacionais mais integrados à web e com mais mobilidade. Para o dono de empreendimentos de pequeno e médio porte, essa tendência trouxe grandes desafios, uma vez que a adaptação para esse cenário pode significar novos investimentos em TI e rotinas de gestão.

Entretanto, graças às soluções de cloud computing e métodos de trabalho como o BYOD, a busca por serviços com maior mobilidade tornou-se mais simples e barata. Hoje, independente do seu porte, um empreendimento pode implementar serviços que aumentam a mobilidade de seus profissionais sem que isso implique em grandes investimentos financeiros.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre Mobilidade para PMEs!

Quer ficar por dentro das principais tendências de TI corporativa?  Assine a nossa newsletter!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: