Insights para sua Transformação Digital

Inteligência Artificial: saiba exatamente do que se trata!

É comum as pessoas ficarem confusas quando o assunto é inteligência artificial, afinal estamos acostumados com os filmes de Hollywood — nos quais robôs superinteligentes dominam a humanidade.
É claro que a área da robótica trabalha muito com IA e busca incutir em suas criações sistemas inteligentes, porém ela já está marcando presença em nosso meio e se desenvolve rapidamente.
Neste post mostraremos o que realmente é a IA, onde está sendo utilizada e o que esperar dessa tecnologia para os próximos anos. Não perca!

O que é inteligência artificial?

A definição principal é a de que são sistemas e máquinas que tenham a capacidade de pensar como humanos. Hoje, no entanto, a IA é um ramo da ciência que busca criar sistemas que possam raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, usar da criatividade e realizar outras ações que antes eram exclusivas do ser humano.
O termo foi cunhado em 1956, por John McCarthy, porém esbarrava em três itens básicos, necessários para que a IA pudesse ser posta em prática. Podemos listá-los da seguinte forma:

  • modelos de dados: que permitissem uma classificação, processamento e análise de forma inteligente;
  • quantidade de dados: massivo banco de dados para alimentar o processamento de informação;
  • poder computacional: acesso a processadores de baixo custo e alta performance.

Os três itens podem ser encontrados atualmente com facilidade — o que tornou possível o desenvolvimento de vários sistemas de inteligência artificial. Hoje conseguimos encontrar IA em jogos, reconhecimento de voz, programas de diagnóstico médico, entre outros.

Quais são as suas aplicações corporativas?

A tecnologia de IA trouxe diversas possibilidades para as empresas, principalmente na área de automatização de processos e análise de informações. O objetivo de implementar soluções de inteligência artificial nessas áreas é aumentar a eficiência, já que um sistema consegue fazer o trabalho de vários colaboradores e, ao mesmo tempo, diminuir os erros decorrentes da interação humana.
Algumas das aplicações que já estão rodando e que podemos visualizar todos os dias estão nas seguintes áreas:

Bancária

Sistemas inteligentes têm a capacidade de analisar a quantidade gigantesca de dados gerados pelo mercado financeiro, podendo sugerir as melhores aplicações e investimentos.

Atendimento ao cliente

Muitas das grandes lojas de varejo e e-commerces já investiram em soluções de atendimento com implementação de IA, onde o primeiro contato com um cliente no chat da empresa é realizado pelo sistema. Caso não consiga resolver sozinho, ele passa o atendimento para um colaborador.

Indústria

No setor industrial, máquinas autônomas já existem e estão espalhadas em diversas fábricas ao redor do globo. Essa tecnologia permite que pequenas decisões possam ser tomadas de maneira automática, como a diminuição da velocidade de fabricação para evitar paradas. Além disso, o maquinário é capaz de aprender como trabalhar da melhor forma.

Quais são as previsões para o futuro?

Existem diversas discussões sobre o fato de dotar máquinas com sistemas inteligentes — o antigo debate sobre a substituição de humanos por robôs, clichê de vários blockbusters —, porém a realidade é que um sistema tão complexo quanto o cérebro humano está longe de ser alcançado e é impossível substituir totalmente as pessoas no ambiente de trabalho.
O que podemos realmente esperar são sistemas cada vez mais inteligentes e especializados em uma única área de conhecimento, resolvendo pequenos problemas de nosso dia a dia. Não se surpreenda se num futuro próximo você for atendido por um sistema e pensar que está falando com um humano.
A inteligência artificial evolui a passos largos e sua utilização pode se dar de diversos modos. Esperamos que por meio deste post você possa ter tido uma visão ampla do que se trata e quais são as aplicações de sistemas de IA que já estão acontecendo.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe que seus amigos também descubram as maravilhas da inteligência artificial!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Mobilidade para PMEs

Parte do trabalho de quem está envolvido com a gestão empresarial de uma companhia, envolve a busca por processos que tornam o ambiente corporativo mais eficaz e moderno. Nos últimos anos, esse trabalho ganhou forças graças à tecnologia, que viabilizou rotinas mais flexíveis, convergentes e conectadas a rede.

Leia Mais »