Insights para sua Transformação Digital

Como ter Segurança dos Dados com Google Workspace?

Com os avanços tecnológicos, o mundo se tornou pequeno para a quantidade de coisas que somos capazes de produzir com um clique ou toque em uma tela. As empresas precisam se preparar para lidar com um volume gigantesco de dados, que cresce exponencialmente anualmente.

O Google Workspace é uma plataforma baseada em nuvem que, desde o primeiro dia, manteve a segurança como sua prioridade. Geralmente, muitas equipes já utilizam vários serviços do Google Workspace para fins de comunicação e cooperação, como o Google Drive, Gmail e outros produtos. 

O Google Workspace está nesse contexto como uma solução que agrega segurança, praticidade, mobilidade e agilidade para as operações da empresa, com uma interface completa e com design simples.

Ele ajuda na otimização de operações de várias maneiras, é rico em recursos que permitem controlar dados organizacionais, otimiza-los e protegê-los. 

Entenda mais sobre como essa poderosa solução pode impactar seu negócio no quesito segurança. Siga conosco nesta leitura! 

Segurança, mais que nunca, é um alvo em movimento

A cada ano, novos vazamentos de dados expõem informações de pelo menos 223 milhões de brasileiros. Além disso, o ano de 2020 foi marcado por um aumento de 45% no que tange a vazamentos de dados.

Estudos divulgados pela Google apontam que 91% dos ataques começam com um email de phishing e 66% dos malwares são instalados por meio de emails e anexos maliciosos. 

Esses números por si só já são alarmantes, mas se tornam mais perigosos ainda quando consideramos que os usuários utilizam-se de até 3 dispositivos para fazer seu trabalho. Consideremos ainda que só no Brasil a contagem é de 1,5 dispositivo móvel por habitante.

Em tempos em que a informação é considerada o novo petróleo e se alastra de forma absurdamente rápida, falhas de segurança são o suficiente para provocar um desequilíbrio considerável na organização e nas operações das empresas. Afinal, os ativos digitais podem ser um mercado muito rentável para hackers que utilizam da tecnologia para prática de crimes virtuais.

Ou seja, ao passo que a tecnologia trouxe a mobilidade como uma vantagem para acelerar processos e engajar as organizações ainda mais na digitalização de operações internas e externas, também tornou nossos dados mais expostos e de mais fácil acesso por criminosos virtuais.

Então, como o Google Workspace é capaz de melhorar essa situação? Vamos nos aprofundar em alguns dos melhores recursos que tornam o Google Workspace um pacote de produtividade seguro. 

Google Workspace e a Segurança dos Dados 

No âmbito corporativo, a solução Google Workspace pode ajudar a mitigar riscos de segurança, reduzir custos e ainda ser peça chave para criar ambientes colaborativos e comunicativos dentro da organização. Vejamos algumas características relevantes desta ferramenta.

Segurança

Quando se trata de segurança, o Google Workspace protege os dados utilizados da melhor maneira possível. Essas informações são passadas em auditorias e atende os mais altos padrões de segurança do setor. Seus recursos de segurança permitem a criação de áreas de contribuição flexíveis e escaláveis, independentemente do navegador ou dispositivo usado. 

Além disso, os robustos recursos de segurança do Google Workspace facilitam a comunicação segura e fornecem aos administradores maior controle e visibilidade para suas organizações. As percepções dos relatórios de proteção de dados também podem ajudar os administradores a identificar materiais confidenciais, permitindo que tomem melhores decisões sobre a melhor forma de proteger os dados da organização.

A Google também utiliza infraestrutura hardware personalizada, evitando riscos com intermediários. Além disso, faz uso do recurso machine learning para aprimorar a segurança digital, faz com que o grande volume de dados inseridos na base seja cuidadosamente analisado a fim de encontrar e barrar toda e qualquer ameaça. 

Tudo isso funciona com base no consentimento do usuário em relação ao uso de seus dados. Assim, a Google tem a custódia dos dados corporativos das empresas que utilizam o Google Workspace, mantendo apenas as informações que o cliente consentir que estejam em poder da empresa.

Dessa maneira, seus dados além de estarem seguros contra ameaças, também estão em adequação à LGPD

Recursos do Cloud Identity

O Cloud Identity é uma plataforma de gerenciamento de identidade como serviço e endpoint (EMM). Ele ajuda as equipes de segurança e TI  a aumentar a produtividade do usuário final, proteger os dados de negócios e fazer a transição para um espaço de trabalho virtual. 

A Google fornece essa administração de endpoint e serviço de identidade como um produto autônomo no Google Workspace. Como administrador, você pode aproveitar o Cloud Identity para supervisionar seus usuários, aplicativos e dispositivos a partir de um local centralizado, o console do Google para administradores.

Portanto, podemos perceber que a mobilidade é um facilitador de nossa rotina, permitindo que o trabalho seja executado a qualquer momento e em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis conectados à internet.

Isso torna as informações corporativas um alvo muito mais fácil e vantajoso para criminosos virtuais.

Por isso, contar com uma solução corporativa que garanta mobilidade, segurança e crie ambientes corporativos colaborativos é o melhor caminho rumo ao crescimento dos negócios.

Conte com a Introduce para escolher a sua melhor solução corporativa Google Workspace. Fale com nosso time de especialistas.

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: