Insights para sua Transformação Digital

Como acelerar a transformação digital com Digital Squads

A Transformação Digital está mudando a forma de atuação das empresas no mercado. Para além da digitalização e inclusão de tecnologias modernas, toda a estratégia de negócio também é marcada pela inovação e agilidade, desde o planejamento, controle e execução dos projetos às relações com os clientes.

Todas as áreas são integradas e pensadas a partir do todo organizacional, com soluções e métodos que otimizam a experiência de usuários, de colaboradores e potencializam as operações. Assim, organizações tradicionais, com produtividade verticalizada ficaram no passado, pois isso impede que as empresas funcionem no ritmo necessário para manter a competitividade do mundo atual.

Para acompanhar esse ritmo, é importante contar com métodos ágeis de execução e gerenciamento de projetos compatíveis com as demandas atuais. Uma solução para essa necessidade é o modelo Digital Squads, criado pela gigante Spotify, que se popularizou entre empresas de tecnologia e startups em todo mundo.

O resultado disso são equipes multidisciplinares e ágeis focadas no desenvolvimento e aumento da qualidade de produtos. Nesse sentido, o Digital Squads, ao trazer uma cultura voltada para a inovação, promove adaptação ao cenário atual, impulsiona e acelera o processo de Transformação Digital nas organizações.

Entenda como pode se dar esse processo de Transformação Digital com a implementação do Digital Squads na sua empresa.

O que são Digital Squads

Digital Squads é um modelo organizacional formado por pequenas equipes (8 pessoas ou menos) multidisciplinares que agrupa pessoas com diferentes habilidades trabalhando em prol de um mesmo propósito. Essas equipes geralmente são formadas por profissionais de diferentes áreas, como marketing, tecnologia, vendas, design e outras funções.

A multidisciplinaridade é a marca desse modelo de gerenciamento, pois em vez de trabalhar com muitas equipes de diferentes áreas, possibilita a alocação de profissionais com especialidades diferentes trabalhando no mesmo time. Assim, os esforços e recursos são otimizados, o processo é agilizado e o trabalho se torna mais orgânico, integrado e colaborativo, já que todos contribuem com suas experiências e habilidades para alcançar determinado resultado.

Outro aspecto importante dos Squads é a autonomia, pois é o próprio time que se responsabiliza pelo planejamento, execução e controle do projeto. Isso aumenta ainda mais a agilidade, já que, diferentemente dos sistemas verticalizados, a falta de barreiras entre as pessoas facilita as tomadas de decisões e diminui a dependência entre as equipes, o que melhora o fluxo das atividades.

Como funciona o Digital Squads

Não é apenas a autonomia e a multidisciplinaridade que garantem o sucesso dos Squads. É preciso certificar-se de que todos trabalham de forma alinhada com as estratégias globais da organização e com outras equipes internas. Ou seja, a visão de todo é bastante valorizada.

Por isso, toda essa autonomia precisa ser explorada em prol de atingir o propósito maior do projeto. Em uma situação prática, por exemplo, o líder pode apresentar o problema, e os Squads serão responsáveis por encontrar a melhor forma de resolvê-lo.

Uma das formas de se alcançar esse alinhamento mantendo a autonomia de cada grupo é por meio de algumas divisões da equipe e designação dos líderes, o que não significa que haverá hierarquias, já que as equipes são autogerenciadas.  Trata-se apenas de uma forma de otimizar o fluxo das atividades para potencializar os resultados.

Assim, a metodologia Squad mantém seu alinhamento por meio da seguinte estrutura.

  • Chapters: São equipes de colaboradores da mesma área com funções semelhantes. Todos trabalhando de forma alinhada entre si e familiarizados com o que está acontecendo nas outras equipes, já que é o tipo de estrutura que percorre todos os Squads.
  • Tribes: São dois ou mais Squads com objetivos similares trabalhando em um mesmo projeto. São responsáveis por garantir um maior alinhamento na comunicação e relação entre os membros.
  • Guilds: São grupos independentes, formados por pessoas de diferentes áreas (Chapters e Tribos) que compartilham de um mesmo interesse. O compartilhamento de experiências e aprendizados auxilia na multidisciplinaridade dos Squads.

 

Na execução de um produto digital, como um Software, por exemplo, cada Squad seria responsável por uma parte do projeto (estratégica, operacional, técnica etc). A junção de todos os Squads formaria a Tribe (Tribo) daquele projeto. Enquanto as Guilds intercambiariam as comunicações entre as diferentes áreas dos Squads.

Quais os benefícios do Digital Squads

Com a implementação de um método de gerenciamento eficaz, como o Squads, a cultura de toda a organização é modificada para pensar em estratégias voltadas para a inovação, criatividade e agilidade, o que contribui com a transformação digital da empresa e incentiva a competitividade.

A aplicação dessas estratégias possui as seguintes vantagens:

  • Agilidade: Por funcionar com equipes autônomas e autogeridas, os processos são descentralizados, o que gera mais rapidez na tomada de decisões e funcionamento das atividades. Essa agilidade também melhora as experiências dos consumidores, já que este pode receber um suporte especializado e ter experiências cada vez melhores.
  • Produtividade: Com a agilidade nos processos, as equipes podem ser mais produtivas e entregar mais resultados em menos tempo.
  • Maior engajamento: Os laços profissionais e pessoais são fortalecidos por meio do espírito colaborativo.
  • Autonomia entre as equipes: Com a cultura voltada para o resultado, os integrantes reconhecem seus papeis individuais e coletivos para alcançar o objetivo final. O sentimento de responsabilidade de cada um agrega valor aos integrantes, que se sentem como parte importante de cada etapa. Além disso, as equipes são responsáveis por determinar a melhor maneira de executar as tarefas.
  • Maior alinhamento dos processos: Apesar de autônomas, as equipes funcionam de forma sistêmica e integrada, de modo que todas as ações e objetivos levam a um único propósito.
  • Proatividade: Embora haja uma definição clara das atividades, os membros estão sempre dispostos a contribuir de forma colaborativa com o desempenho geral do processo, pois o foco é o resultado final.
  • Inovação: O Digital Squads é um modelo que acompanha as demandas atuais da Transformação Digital e oferece uma nova roupagem de criatividade e design thinking à personalidade da organização.

 

Como usar o Digital Squads para sua jornada de Transformação Digital

A agilidade no andamento dos projetos é um aspecto marcante da Transformação Digital. O modelo Digital Squad atende muito bem essa necessidade, já que as ações não precisam passar por diferentes etapas da organização para serem concluídas e entregues.

No modelo Squads todos estão engajados nas etapas de desenvolvimento do produto. Essa característica melhora os resultados, impulsiona os negócios e acelera a Transformação Digital das empresas.

A Tranformação Digital também pede flexibilidade nas soluções digitais. O desenvolvimento de softwares, por exemplo, precisa ser customizado e receber melhorias constantes, de acordo com as demandas. Isso tudo é facilitado quando se pode contar com equipes ágeis, inovadoras e voltadas para resultados.

Nesse sentido, quando se trata de implementar o modelo Squads na jornada de transformação Digital, é importante pensar nos seguintes aspectos:

  • Analise a situação atual da sua empresa;
  • Faça um planejamento;
  • Estabeleça cronogramas;
  • Crie um gerenciamento de risco;
  • Estabeleça meios eficazes de comunicação entre os Squads;
  • Crie os Squads;
  • Execute e monitore o processo.

 

Agora que você sabe o que é, como funciona e como implementar o Digital Squads nos negócios, é hora de colocar tudo em prática e dar mais um passo na Transformação Digital da sua empresa. Estamos disponíveis em todos os canais de comunicação para esclarecer todas suas dúvidas sobre Transformação Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: