Insights para sua Transformação Digital

A Insegurança Cibernética e os impactos na sua marca

A cibersegurança é uma das partes mais importantes dentro de uma organização contra a insegurança cibernética, isso porque ela é capaz de proteger todas as categorias de dados contra roubos e danos. Isso inclui dados confidenciais, informações de identificação pessoal, propriedade intelectual, dados e sistemas de informações governamentais e do setor.

 

 

Sem um programa de segurança cibernética, sua organização não pode se defender contra campanhas de violação de dados, tornando-se um alvo irresistível para os cibercriminosos.

 

 

Os líderes de negócios não podem mais confiar apenas em soluções de segurança cibernética prontas para uso, como software antivírus e firewalls. Os criminosos cibernéticos estão ficando mais experientes e suas táticas estão se tornando mais resistentes às defesas cibernéticas convencionais, instaurando ainda mais a insegurança cibernética.

 

 

As ameaças cibernéticas podem vir de qualquer nível de sua organização. Você deve educar sua equipe sobre golpes simples de engenharia social, como phishing e ataques de segurança cibernética mais sofisticados, como  ataques de ransomware ou outro malware projetado para roubar propriedade intelectual ou dados pessoais.

 

 

A LGPD e outras leis significam que a segurança cibernética não é mais algo que empresas de qualquer tamanho podem ignorar. Os incidentes de segurança afetam regularmente empresas de todos os portes e frequentemente chegam a prejuízos, causando danos irreversíveis à reputação das empresas envolvidas.

 

 

Para ajudá-lo a entender a importância da segurança cibernética, compilamos uma postagem explicando os diferentes elementos do crime cibernético dos quais você pode não estar ciente. Acompanhe a leitura e entenda a seguir!

 

 

O que é cibersegurança?

 

 

Cibersegurança é o estado ou processo de proteção e recuperação de sistemas de computador, redes, dispositivos e programas de qualquer tipo de ataque cibernético.

 

 

A insegurança cibernética é um perigo cada vez mais sofisticado e em evolução para seus dados confidenciais, à medida que os invasores empregam novos métodos desenvolvidos por engenharia social e inteligência artificial para contornar os controles de segurança tradicionais.

 

 

O fato é que o mundo depende cada vez mais da tecnologia e essa dependência continuará à medida que apresentamos a próxima geração de dispositivos habilitados para Internet inteligentes que têm acesso às nossas redes via Bluetooth e Wi-Fi.

 

 

A importância da cibersegurança

 

 

A importância da cibersegurança está aumentando. Fundamentalmente, nossa sociedade está mais dependente tecnologicamente do que nunca e não há sinais de que essa tendência diminuirá.

 

 

Vazamentos de dados que podem resultar em roubo de identidade são divulgados publicamente em contas de mídia social. Informações confidenciais como números de previdência social, informações de cartão de crédito e detalhes de contas bancárias agora são armazenadas em serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox ou Google Drive.

 

 

O fato é que, se você é um indivíduo, uma pequena empresa ou uma grande multinacional, você depende de sistemas de computador todos os dias. Combine isso com o aumento dos serviços em nuvem, smartphones e a Internet das Coisas (IoT) e teremos um conjunto de ameaças à segurança cibernética que não existiam algumas décadas atrás.

 

 

Governos em todo o mundo estão chamando mais atenção para os crimes cibernéticos. A LGPD e GDPR são ótimos exemplos. Com o aumento ao dano à reputação de violações de dados, forçando todas as organizações que operam no Brasil a:

 

 

  • Comunicar violações de dado.
  • Nomear um oficial de proteção de dados.
  • Exigir consentimento do usuário para processar informações.
  • Tornar dados anônimos para privacidade.

 

 

Isso levou conselhos de padrões como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) a lançar estruturas para ajudar as organizações a entender seus riscos de segurança, melhorar as medidas de segurança cibernética e prevenir ataques cibernéticos.

 

 

Quais são os principais impactos da insegurança cibernética?

 

 

A falta de foco na resoluções de problemas da insegurança cibernética pode prejudicar seus negócios de várias maneiras, incluindo:

 

 

Custos econômico

 

 

Roubo de propriedade intelectual, informações corporativas, a interrupção na negociação e o custo da reparação dos sistemas danificados.

 

 

Custo de reputação

 

 

Perda de confiança do consumidor, perda de clientes atuais e futuros para os concorrentes e cobertura da mídia pobres

 

 

Custos regulatórios

 

 

Todas as empresas, independentemente do tamanho, devem garantir que todos os funcionários entendam as ameaças à segurança cibernética e como mitigá-las. Isso deve incluir treinamento regular e uma estrutura para trabalhar com o objetivo de reduzir o risco de vazamentos ou violações de dados.

 

 

Dada a natureza do crime cibernético e como ele pode ser difícil de detectar, é difícil entender os custos diretos e indiretos de muitas violações de segurança. Isso não significa que o dano à reputação de até mesmo uma pequena violação de dados ou outro evento de segurança não seja grande.

 

 

Na verdade, os consumidores esperam medidas de segurança cibernética cada vez mais sofisticadas com o passar do tempo. Ou seja, caso a sua organização não esteja mantendo a procedência necessária com os dados recolhidos, ela pode ser acometida de multas constantes.

 

 

Como proteger sua organização contra a insegurança cibernética?

 

 

Existem duas etapas simples que você pode seguir para aumentar a segurança e reduzir o risco de crimes cibernéticos:

 

 

Educando sua equipe

 

 

O erro humano foi a causa de 90% das violações de dados em 2019. Essa estatística preocupante, no entanto, tem um lado positivo. Se a equipe for ensinada a identificar e responder corretamente às ameaças da insegurança cibernética, a maioria dos incidentes de violação de dados pode ser evitada.

 

 

Esses programas educacionais também podem aumentar o valor de todos os investimentos em soluções de segurança cibernética, pois evitariam que a equipe ignorasse controles de segurança caros para facilitar o crime cibernético.

 

 

O nosso blog dispõe de uma coletânea de artigos e informações que podem ser facilmente utilizados durante esse treinamento.

 

 

Proteja dados confidenciais

 

 

Invista em ferramentas que limitem a perda de informações, monitore o risco de terceiros e verifique continuamente a exposição de dados e credenciais vazadas. Vazamentos de dados, se deixados sem supervisão, podem ajudar os cibercriminosos a obter acesso a redes internas e violar recursos confidenciais.

 

 

É importante implementar uma solução de descoberta de vazamento de dados capaz de monitorar vazamentos em toda a rede de terceiros.

 

 

Quase 60% das violações de dados ocorrem por meio de terceiros comprometidos, portanto, fechando o vazamento de dados do fornecedor, a maioria dos incidentes de violação de dados pode ser evitada.

 

 

As empresas não devem mais se perguntar por que a segurança cibernética é importante, mas como posso garantir que as práticas de segurança cibernética de minha organização sejam eficazes para cumprir a LGPD e outras regulamentações para proteger a empresa contra ataques cibernéticos sofisticados.

 

 

Contate nossos especialistas através do WhatsApp e encontre a melhor solução de segurança para seu negócio! Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre como ter segurança nos dados com o Google Workspace.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: