Insights para sua Transformação Digital

5 motivos pelos quais pequenas e médias empresas estão mudando para a Cloud

Onde sua pequena empresa processa e armazena seus dados? Se ela atualmente usa servidores locais em seu escritório, conhecidos como infraestrutura de tecnologia da informação (TI) local, você deve considerar a migração para a nuvem.

Oferecido por provedores de serviços em nuvem, a computação em nuvem permite que sua pequena empresa aproveite os recursos de computação e dimensione data centers muito maiores, sem o grande investimento de capital e responsabilidade de gerenciamento.

É uma alternativa versátil para infraestruturas de TI locais que podem beneficiar sua pequena empresa de várias maneiras.

Neste artigo, veremos pelo menos 5 dos inúmeros motivos que estão contribuindo para a adoção dos serviços de Cloud para empresas de pequeno e médio porte. Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo isso!

Acesso Remoto

A computação em nuvem oferece recursos mais eficientes para centralizar recursos que precisam ser acessados ​​por funcionários em vários locais, seja na casa dos funcionários ou em filiais. Dependendo do serviço de nuvem selecionado, você pode obter recursos ainda maiores para colaboração remota.

Serviços como o Google Workspace permitem que você acesse seus arquivos de negócios de quase qualquer dispositivo ou local, se eles estiverem armazenados na nuvem. Embora algumas soluções de acesso remoto possam habilitar essa funcionalidade para servidores locais, a computação em nuvem facilita e requer menos infraestrutura e configuração.

Uma vez conectado ao seu serviço de nuvem, você verá seus arquivos armazenados. Você pode então abrir e visualizar esses arquivos ou baixá-los para o seu dispositivo. Todos os arquivos de negócios armazenados na nuvem podem ser acessados ​​remotamente.

A segurança desses documentos, acesso e cenários nos quais os documentos podem ser baixados podem ser controlados pela organização.

Colaboração aprimorada

Com algumas soluções de computação em nuvem, como o Google Workspace, você pode facilmente colaborar em projetos relacionados a negócios com seus colegas. A colaboração pode ser um desafio com infraestruturas de TI locais e ferramentas tradicionais.

Se você armazenar documentos em um servidor de arquivos local e você ou seus colegas estiverem longe do escritório, não será possível colaborar em tempo real. Em vez disso, ao fazer alterações no arquivo, você terá que enviá-lo manualmente a todos os colegas com quem está colaborando. E quando eles fizerem alterações no arquivo, eles terão que enviá-lo para você também.

As soluções de computação em nuvem tornam a colaboração muito mais fácil. Muitos serviços de computação em nuvem mostram quais usuários estão acessando os arquivos armazenados. Mais importante, quando você modifica um arquivo armazenado na nuvem, ele é atualizado em tempo real para todos os seus colegas. Você não precisa enviar o arquivo modificado para seus colegas.

Se um colega quiser trabalhar nisso, ele ou ela pode acessar o arquivo modificado por meio de sua conta de computação em nuvem empresarial. Embora você possa replicar algumas dessas funções em um ambiente do SharePoint local, isso requer um investimento pesado em infraestrutura e gerenciamento, e você não receberá tantos recursos novos porque a tecnologia de nuvem é aprimorada mais rapidamente.

Alta disponibilidade e resiliência de dados

Outro motivo para migrar a infraestrutura de TI de sua empresa para a nuvem é a escalabilidade. Os provedores de serviços em nuvem oferecem recursos quase infinitos para atender às necessidades exclusivas de seus clientes. Se sua pequena empresa ainda está em seus estágios iniciais, você provavelmente não precisa gastar milhares de reais a cada mês em computação em nuvem.

Para gerenciar custos, você pode começar com uma solução com menos recursos que corresponda à escala e aos recursos de que você precisa. Conforme sua pequena empresa cresce e exige mais recursos de computação, você pode dimensionar seus recursos de computação em nuvem para atender a essa necessidade. Com a nuvem, você paga pelo que precisa.

Você pode escalar tecnicamente uma infraestrutura de TI local, mas é mais caro e difícil. Para fazer upgrade de uma infraestrutura de TI local, você terá que comprar novos servidores ou hardware. Para reduzir a escala, você terá que remover alguns de seus servidores ou hardware.

Em comparação, você pode aumentar ou diminuir a computação em nuvem simplesmente mudando seu pacote.

Backups automáticos

Quase todos os serviços de computação em nuvem oferecem suporte a backups automáticos. Você não precisa criar manualmente cópias de seus arquivos de negócios. Depois de ajustar as configurações de sua conta, o serviço de computação em nuvem as criará em seu nome. Os arquivos copiados serão salvos em um servidor em nuvem, onde serão separados dos arquivos do escritório.

Alguns serviços de computação em nuvem oferecem até a sincronização de arquivos como um recurso opcional. Quando ativado, este recurso sincronizará automaticamente os arquivos locais de sua empresa com seus arquivos remotos.

Se você criar um novo arquivo enquanto trabalha em um computador em seu escritório, o serviço de computação em nuvem criará e armazenará uma cópia do arquivo no servidor em nuvem.

Maior segurança

Você pode reduzir o risco de violação de dados em sua pequena empresa migrando para a nuvem. Provedores de serviços em nuvem respeitáveis ​​implementam fortes medidas de segurança para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar os dados armazenados. Eles também realizam atualizações de segurança regulares para corrigir vulnerabilidades.

Esses provedores também incluem uma grande quantidade de segurança física para proteger os locais físicos nos quais seus dados são armazenados. Em vez de usar um ou mais servidores locais para processar e armazenar dados, você deve considerar o uso de um serviço de computação em nuvem.

Ele permite que você pague apenas pelos recursos de computação de que sua pequena empresa precisa. Junto com a escalabilidade, outros benefícios da computação em nuvem incluem acesso remoto, colaboração aprimorada, alta disponibilidade e maior segurança.

Contate nossos especialistas através do nossos canais e encontre a melhor solução em nuvem para seu negócio!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

O que é computação em nuvem?

Vamos começar com uma definição de o que é computação em nuvem. A “nuvem” é um lugar aonde as pessoas têm enviado muitas coisas nos últimos tempos. Bastou as conexões ficarem suficientemente boas e pronto: manda para a nuvem. De tanto que caiu no gosto das pessoas, até parece que ela é um lugar que você pode ir pegar ou deixar alguma coisa. Abaixo, vamos ver que computação na nuvem não é tão diferente disso, mas que também oferece MUITO mais.

Leia Mais »